12º Festival de Folclore
Rancho dos Olhos d’Água bem vivo e actuante
Nascido há 12 anos o Rancho Folclórico dos Olhos d’Água, além das actuações nos mais
diversos locais do país e do estrangeiro, realiza todos os anos o seu festival, sempre com assinalável êxito.
O 12º Festival do Rancho Folclórico dos Olhos d’Água teve lugar no palco situado no espaço da Praia dos Pescadores, onde dias antes se realizara o Festival da Sardinha mas foi antecedido pelo desfile dos ranchos participantes pelas ruas da povoação, a partir do largo defronte do edifício da Junta deFreguesia, tendo à cabeça dois cavaleiros e respectivas montadas que deram um aspecto mais imponente, contando com o apoio da GNR local, no controle do trânsito.
A Câmara Municipal de Albufeira e a Junta de Freguesia dos Olhos d’Água, os principais apoiantes do evento fizeram-se representar pela vereadora Ana Pífaro e presidente Indaleta Cabrita que, acompanhadas pelo director do rancho, Anacleto Baptista, subiram ao palco para saudações ao públio e entrega de troféus e fitas comemorativas aos diversos agrupamentos.
Depois de agradecer a todas as entidades e empresas que apoiaram mais esta realização, Anacleto Baptista afirmou: “O nosso rancho está muito grato a todos quantos colaboraram para que esta festa fosse possível. É com todos eles que podemos contar”.
A presidente da Junta de Freguesia, Indaleta Cabrita revelou a sua satisfação: “É bom ver este recinto cheio, sinal de que há muitas pessoa que gostam de folclore.
Folclore é cultura, é mais que uma dança tradicionl que existe desde a pré-história até aos nossos dias na nossa sociedade. Ver na nossa freguesia este largo cheio, apoiando o folclore é, sem dúvida, um privilégio.
Quero deixar as boas vindas a quem nos visita, aproveitem bem e até para o ano”.
Numa primeira passagem pelo palco dos grupos participantes ordenados da seguinte forma: Rancho Folclórico dos Olhos d’Água, Associação Cultural, Recreativa do Arco da Memória Rio Maior, Rancho Folclórico Camponenses de Montessão – Coimbra e Rancho do Clube Sport Chinquilho Arroteense, de Alhos Vedros, ficaram para receberem os prémios e as fitas nos estandartes, alguns dos seus elementos.
O público que encheu o vasto espaço aplaudiu a actuação dos grupos e, parte dele, participou no convívio proporcionado pelo Rancho dos Camponeses de Montessão em que a alegria e o companheirismo foram notas marcantes.
Mais uma vez foi demonstrada a força da cultura popular no folclore e nos diversos agrupamentos existentes no país.
Por: Arménio Aleluia Martins
|