Com inaugurações, sessão solene e “Sons Ardentes”
Albufeira comemorou o Dia do Município
No passado dia 20 de Agosto, Albufeira assinalou o seu feriado municipal com diversas cerimónias. Educação, Requalificação Urbana e Poder Local foram as áreas em destaque. À noite, a música e o fogo de artifício encerraram os festejos com a actuação de Sons Ardentes.
O hastear da bandeira no edifício dos Paços do Concelho marcou o início das celebrações do Dia do Município, na passada sexta-feira, 20 de Agosto. Ao som do Hino Nacional pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne, os Bombeiros Voluntários de Albufeira e a Fanfarra prestaram Guarda de Honra, seguida de desfile pelas ruas da cidade.
As comemorações continuaram rumo à Guia, onde decorreu o acto simbólico do lançamento da primeira pedra da Escola Básica 1, 2, 3 da freguesia e respectivo Pavilhão Desportivo. Na cerimónia marcaram presença o Presidente da Câmara Municipal, Desidério Silva, o Director Regional Adjunto de Educação do Algarve, Eduardo Dias, o Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Fernando Ruas, o Presidente da Junta de Freguesia da Guia, Joaquim Vieira, Vereadores da autarquia e populares.
“Albufeira é um concelho onde a Educação é prioritária. Valorizamos a formação integral e a inclusão dos jovens através da educação e do desporto”, referiu Desidério Silva, adiantando que no ano lectivo de 2011/12, “os alunos não terão de se deslocar para outras freguesias para frequentar as aulas ou praticar desporto”. Recorde-se que este projecto, orçado em cerca de 6 milhões de euros, irá permitir acolher 450 alunos nas salas de aula e 365 espectadores no pavilhão desportivo.
A inauguração da requalificação da Estrada dos Brejos (1.ª fase) foi outro dos momentos que assinalaram este dia. A intervenção, com cerca de 2 quilómetros de extensão, veio “melhorar as acessibilidades e criar estacionamento de apoio a diversos equipamentos da zona”, sublinhou o autarca de Albufeira. A 1.ª fase da obra, orçada em 1.800.000,00e, contemplou a construção de novas redes de abastecimento e drenagem de águas, requalificação da sinalética e da iluminação, criação de 200 lugares de estacionamento e de uma ciclovia.
Na parte da tarde, o Programa teve início com a Sessão Solene “Poder Local e Desenvolvimento”. Os Presidentes da autarquias de Albufeira, de Paços de Ferreiras e da Ilha do Sal (Cabo Verde), juntamente com o Presidente da Assembleia Municipal de Albufeira, o Vice-presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia e o Presidente da Associação Nacional de Municípios, abordaram temáticas pertinentes, tais como: regionalização, assimetrias regionais, geminações e protocolos de cooperação.
Com o cair da noite, a Praça dos Pescadores voltou a servir de cenário ao espectáculo “Sons Ardentes”. Um mar de gente assistiu ao efusivo concerto da Orquestra do Algarve, conjuga música clássica, cenografia e fogo-de-artifício. Cerca de 40 músicos, acompanhados pela soprano Eduarda Melo, presentearam Albufeira com momentos de grande impacto. Muita luz, som e cor a encerrar as comemorações do Dia do Município.
|