30-08-2010 17:28
Dia 3 de Setembro
Maria João Raminhos apresenta novo livro sobre Silves
A nova obra de Maria João Raminhos Duarte: “Silves e o Algarve: Uma História de Oposição e Ditadura”, terá a sua apresentação ao público, no próximo dia 3 de Setembro, pelas 17h30, na Biblioteca Municipal de Silves.
O estudo, que foi alvo de um profundo estudo da implementação do regime ditatorial a nível local, das suas instituições e apoiantes; debruça-se particularmente sobre a oposição feita, desde o primeiro momento, pela cidade de Silves ao regime ditatorial.
Nos 32 anos em revista, que medeiam 1926 e 1958, a cidade, caracterizada por um forte movimento operário ligado à indústria corticeira e pelo republicanismo “democrático” da sua elite local, apresentava já diferentes tipos de opositores. É na história desses movimentos, na sua biografia, nos seus protagonistas e na identificação das suas actividades e influência dentro e fora do concelho que a obra se centra; numa abordagem onde a repressão social, civil e política, a depuração administrativa e a repressão formal e a violência são aspectos que não ficaram esquecidos, e que fazem parte da memória colectiva da cidade.
Integrada no programa das Comemorações do Dia do Município, esta iniciativa é organizada conjuntamente pela editora Colibri e pela Câmara Municipal de Silves, através da sua Divisão de Educação, Cultura, Turismo e Património.
Para mais informações, os interessados deverão contactar a Biblioteca Municipal através do telefone ou do endereço electrónico