Acção sobre riscos de incêndios florestais
Município de Silves promove quinzena do voluntariado
Teve início no passado dia 17 de Agosto a última quinzena do Voluntariado Jovem para as Florestas. O projecto, promovido pelo Instituto Português da Juventude em parceria com a Câmara Municipal de Silves (CMS) e com a Autoridade Florestal Nacional, é dirigido a jovens de todo o país, com idade compreendida entre os 18 e 30 anos, e teve início a 16 de Julho.
Promover a prevenção de riscos de incêndios florestais, envolvendo e sensibilizando as populações para a conservação da natureza e para o aumento da vigilância; permitindo, igualmente, manter a Serra de Silves movimentada e ocupada com pessoas, visando a preservação dos seus recursos florestais e ecossistemas, são alguns dos principais objectivos do Voluntariado Jovem para as Florestas.
Em cada quinzena o primeiro dia de voluntariado destes jovens centra-se numa vertente específica, ministrada pelo Gabinete de Protecção Civil, onde os mesmos têm contacto com a legislação que estabelece as medidas e acções a desenvolver no âmbito do Sistema Nacional de Prevenção e Protecção da Floresta contra Incêndios (Decreto-Lei n.º 156/2004, de 30 de Junho), protecção civil, interpretação cartográfica, recursos florestais e comunicação; e numa vertente geral, ministrada por Isabel Frade, técnica do IPJ, sobre voluntariado. Esta formação de base permitirá realizar, nos restantes dias, todo um trabalho de terreno na zona da Perna Seca da Serra de Silves, direccionada para a sensibilização das populações e vigilância móvel.
De referir que, para além da orientação e coordenação do projecto, a CMS assegura o alojamento e alimentação dos jovens voluntários sendo, também, atribuída pelo IPJ uma bolsa no valor de e 12 / dia e o seguro de acidentes pessoais.
|