21.º Encontro de Cantares de Janeiras
Paderne marca pontos na cultura popular
Considerado um dos melhores do Algarve, o Encontro de Cantares de Janeiras, realizado em Paderne, no passado dia 6 de janeiro, confirmou o prestígio já consolidado. Organizado pelo Grupo dos Amigos de Paderne e Casa do Povo, este evento cultural teve o apoio da Junta de Freguesia de Paderne e Câmara Municipal de Albufeira
Foram doze os grupos participantes, em três partes, alterando as que estavam previstas que eram duas, pois a Charola do Grupo Desportivo dos Machados que actuaria na primeira parte no adro da Igreja Matriz, chegaria mais tarde, portanto já tinha sido desmontada a aparelhagem de som, o que levou a uma outra parte, no salão onde teria lugar o espectáculo da noite.
Durante a tarde actuaram dois grupos, o primeiro dos quais vindo do Alentejo, mais propriamente de São Teotónio. Dirigido por D.Nelita Fernandes interpretou Janeiras e Reis.
Seguiu-se o grupo O Hino do Fogo, do Agrupamento 1009 de Paderne, do Corpo Nacional de Escutas que cantou Natal Simples de Zeca Afonso e Mensagem de Amor.
O presidente da Câmara de Albufeira, Desidério Silva, esteve presente durante a tarde e o presidente da Junta de Freguesia de Paderne, Francisco Guerreiro, marcou presença no salão da Casa do Povo, aquando da actuação da Charola dos Machados, dirigida por António Rosa. Iniciou com a Marcha de Entrada, a que se seguiram Canto Velho cantado por António Justo e Canto Novo, interpretado por Anabela Soares. Depois da Valsa das Vivas foi cantado Outro Canto por Luciano e a Marcha da Saída.
A União faz a força
O muito público presente no salão da Casa do Povo aplaudiu os nove grupos participantes na sessão da noite, iniciada pelo Grupo A União Faz a Força, dirigido por José Manuel Apolónia, tendo cantado Esta noite de Janeiras, O Deus Menino Nasceu, Os três reis e A União faz a força. O Grupo dos Amigos da Guia Tarde Piastes, dirigido por Jorge Magalhães cantou Ainda agora aqui chegámos, Esta Noite é de Janeiras e Lindas Praias.
Os Janeireiros de Boliqueime, orientados por Rui Mogo cantaram Janeiras, O nosso grupo, Cantares de Janeiras e Cantai, Cantai.
De Boliqueime é Valentim Filipe o maestro que dirige o Grupo Coral da Câmara Municipal de Albufeira que interpretou Os três reis, Alegremos os velhinhos, O Natal dos tristes e O Menino.
Repetindo os êxitos de outras actuações esteve em Paderne o Cancioneiro do Grupo Folclórico de Faro. dirigido por Helena Franco, afinado e bem acompanhado musicalmente, cantou À entrada de Belém, Boas Festas, Janeiras, A Senhora da Lapa e Olha o Sol.
Mais ligada à música e à dança a LUEL Arte em Movimento, de Albufeira apresentou um numeroso grupo, dirigido por Sílvio Anjo. Oh senhores desta casa foi o primeiro trecho a que se seguiu Janeiras, Natal dos simples, Esta noite é de Janeiras, Nós somos os três reis.
Dos mais antigos do Algarve e com presença habitual nestes encontros, o Grupo de Cantares do Parcjal, dirigido por Alberto Boto, cantou as canções Ó na festa de Natal, Ai formoso menino Cantiga dos Reis e terminou com Haja alegria.
Habitualmente actuam diversos grupos de charolas nestes encontros mas para além da dos Machados que estivera na parte da tarde só esteve o da Casa do Povo da Conceição de Faro, dirigida por João Manuel e com um excelente naipe musical.
O habitual passo-doble abriu a actuação a que se seguiu o Cântigo do Menino de autor desconhecido A Valsa das Vivas de Amadeu Fernandes Cântigo Novo de João Faustino e Marcha da Saída de Amadeu Fernandes.
O espectáculo iniciou-se com um grupo de Paderne e encerraria com outro A Força da Tradição, o mais representativo da terra. Dirigido por António Manuel Aleluia Rodrigues interpretou Louvor ao Menino, Oração do Ano Novo, Oração dos Reis e terminou com As Janeiras.
No final da actuação de cada grupo, directores do Grupo dos Amigos e da Casa do Povo subiram ao palco para entregar os cheques para apoio às deslocações, mas o que os elementos dos grupos mais gostaram foram os beberetes que lhes foram oferecidos no final das suas participações.
A Junta de Freguesia de Paderne fez-se representar pela sua secretária, Maria Emília Rodrigues. Para além do Presidente da Junta de Boliqueime integrando o grupo de janeiras daquela localidade, também esteve no espectáculo o presidente da Junta da Guia José Cabrita (Santos). O Conselheiro das Comunidades, Jorge Silva, um padernense há muitos anos a residir em Paris, esteve presente e subiu ao palco para dirigir algumas palavras aos seus conterrâneos e deixar uma saudação para um Novo ano cheio de saúde para todos os presentes.
Por: Arménio Aleluia Martins
|